quinta-feira, 21 de abril de 2011

Pêssankas e lembranças ...

Sou a primeira de quatro irmãs, eu e minhas primeiras duas irmãs - a terceira só nasceu 9 anos depois - e não teve oportunidade de compartilhar nossos primeiros "ovos de páscoa".
Minha bisavó e também minha avó materna, nasceram em uma região da antiga União Soviética, elas diziam que era na Bessarábia (região entre a Moldávia, a Ucrânia e a Romênia) enfim, vieram para o Brasil na época da 2ª Grande Guerra e por aqui ficaram.

Na época da Páscoa, sempre ganhávamos da nossa bisavó Eudóxia, ovos coloridos pintados à mão - chamados pêssankas - achávamos bem bonitos, mas queríamos mesmo eram os de chocolate, bem caros na época e praticamente inacessíveis a maioria das famílias. Os ovos pintados então, eram os nossos óvos de Páscoa. O tempo passou e minha bisavó faleceu e nunca mais ganhamos os tais ovos pintados...

No ano passado, minha irmã - a do meio, das três - fez uma viagem à Europa e na Turquia, achou uns ovos pintados à mão, não eram de galinha cozidos, como conhecíamos, eram de porcelana ... lindos ... e trouxe para nós, foi uma alegria e voltamos a infância ... às lembranças e às saudades ...
Esta semana vi uma reportagem na TV, mostrando uma árvore enfeitada de ovos coloridos pintados à mão e lembrei novamente dos nossos ... nostalgia!
Fui procurar como fazer os ovos e achei... estes são recheados de chocolate!

Vou deixar aqui a receita pra vocês, desejando a todos uma Feliz Páscoa, recheada de amor, confraternização, alegrias e por que não, um pouco de saudades de todas as pessoas que já compartilharam com a gente, outras Páscoas ...
Que tal curtir muito, as pessoas que estarão com você, nesta Páscoa?
Aproveitem!

Receita de Pêssankas 

Material:- 1 cartela de ovos (12)
- água Morna
- vinagre
- cola branca
- tinta acrílica de várias cores
- pincel chato e fininho
- faca de ponta fina
- seringa com agulha


Faça assim:- Faça um furinho (de mais ou menos 3mm) em uma das bases do ovo e com o auxílio de uma seringa, vá injetando ar aos poucos, no furinho para a clara e a gema irem saindo por este mesmo furinho.
Após totalmente vazio, injete água com detergente para lavar bem e depois água morna com vinagre para sair bem o cheiro de ovo. Lave com água fria e seque bem com papel toalha e se possível, umas horinhas no sol, se não der, pode-se colocar um pouquinho no forno bem baixo.
Pode-se pintar de duas maneiras: tingí-lo mergulhando o ovo em uma jarra com água morna, com umas 20 gotas de vinagre e o corante desejado, deixe de 5 a 10 minutos de molho, tire e seque bem ou pinte o ovo com tinta acrílica da maneira que achar mais bonito.
Deixe secar bem e recheie com chocolate derretido ou com balinhas ou confetinhos pequenos (neste caso o furo tem que ser maior, cerca de 2 a 3cm).
Se for chocolate derretido, leve a geladeira para endurecer e cole um papelzinho de brigadeiro no fundo do ovinho.
Você pode também, em vez de pintar, tingí-lo de uma cor só, cortar patinhas, asinhas e um biquinho de feltro ou papel e fazer um pintinho. Ficam lindos!!!

Receita : Blog Cerejinha

Qual sua lembrança de Páscoa?

2 comentários :

  1. Apesar da vontade dos chocolates quando criança, hoje, as Pêssankas se mostram tão mais valiosas, não? Afinal, são poucos os que têm historias tão originais pra contar! Não vivi essa época, mas, viivi a época de ouvir vocês contarem, e isso é tão bom quanto! Amo vocês! Feliz Páscoa! Beijos. Simone.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Simone! Bom você ter vindo se juntar a nós... trouxe muita paz e harmonia e ficará para contar depois de nós! Beijos

      Excluir