sábado, 21 de maio de 2011

Dia 21 de maio - Dia da Cachaça Mineira

Hoje 21 de maio - Dia da Cachaça Mineira


A Cachaça é a terceira bebida mais consumida no mundo e aqui no Brasil, o maior produtor é o Estado de Minas Gerais que comemora nesta data, o dia da Cachaça Mineira.

Até o ano de 2009, era no dia 21 de maio, a data em que se comemorava o Dia Nacional da Cachaça, pois é quando se inicia a colheita da cana-de-açúcar para a produção de Cachaça no estado de Minas, até que a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de Lei em que a comemoração passa a ser em 13 de setembro, pois foi nesta data, no ano de 1661, que a cachaça foi legalizada no Brasil pelo governo português.

Sendo assim, como sugere nosso amigo Marcelo, do Blog Marvada temos a partir de então, "DOIS dias para comemorar a Cachaça!!!"

Frango na Cachaça
A cada dia, mais pessoas, "aprendem" que a Cachaça Artesanal de alambique não pode mais ser comparada a caninha industrializada e principalmente a apreciá-la como ela merece. Seja pura, gelada ou não, prata ou ouro, envelhecida em diversas madeiras, na caipirinha, em drinks diversos, em licores e na culinária, de qualquer forma, ela mostra seu charme e surpreende por sua versatilidade e sabor!

Drinks à base de Cachaça

“Um produto de boa procedência não provoca ressaca, mau hálito, boca amarga ou qualquer outro possível inconveniente no dia seguinte". Por Renato Figueiredo, autor do livro "Estava no seu nariz, mas você não viu.

“Cachaça boa não dá ressaca, nem dor de cabeça. Você só se sente mal se optar por beber muito e não apreciá-la”. Por Fernanda Nepomuceno, especialista nesta bebida tipicamente brasileira.

“Estivesse vivo, meu avô certamente gostaria de ver a Cachaça hoje sendo comercializada em belas garrafas e ganhando espaço nas cartas de bebidas de sofisticados restaurantes”. Por Alessandra Garcia Trindade, autora de Cachaça um amor brasileiro.


Segundo a AMPAQ - Associação Mineira dos Produtores de Cachaça de Qualidade :

Cachaça de Alambique : É a bebida com graduação de 38% a 48% v/v, à temperatura de 20ºC obtida pela destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar, em alambique de cobre, sem adição de açúcar, corante ou outro ingrediente qualquer, correspondente à fração denominada coração, que vem a ser a parte destilada de mais ou menos 80% do volume total, que fica entre as frações "cabeça" e "cauda" ou "água fraca".
Caninha Industrial : É a bebida com graduação de 38% a 54% v/v, à temperatura de 20ºC obtida do destilado alcoólico simples de cana-de-açúcar, podendo ser adicionada de açúcares até seis gramas por litro e adicionada de caramelo para correção de cor.



A CACHAÇA SOB VÁRIOS PONTOS DE VISTA

A Cachaça na Visão de Um Poeta

"Queiram ou não queiram seus adversários, a cachaça é uma utilidade pública brasileira, dado histórico nacional, remédio que não se compra nas farmácias e costuma produzir muito mais efeito que as drogas sofisticadas, com suas bulas herméticas.
Não lhe faço apologia, de que não precisa.
Registro sua presença cultural, seu fascínio sobre a mente do povo.”
(Carlos Drummond de Andrade)

A Cachaça na Visão de um Consumidor

"Dizem que eu tenho um defeito que sou cachaceiro.
Mas isso é mentira, cachaceiro é quem fabrica cachaça, eu sou consumidor."
(Domingos Pontes)

A Cachaça na Visão de um Político

"Bebo porque é líquido. Se sólido fosse, comê-la-ia.”
(Ex-Presidente Jânio Quadros)

A Cachaça na Visão de Um Produtor

"Cachaça é energia solar engarrafada.”
(Sérgio Bambirra - Produtor da Cachaça Gota de Minas)

A Cachaça na Visão de Um Jurista

"Quando o Brasil tomar juízo e se tornar uma potência mundial, será a cachaça,
e não o uísque, a bebida do planeta.”
(Jurista - Sobral Pinto)

CACHAÇA PURA OU COM GELO

Ingredentes:

1 garrafa de cachaça artesanal
1 ou mais canequinhas
1 companhia agradável (chame os companheiros)
1 moda de viola (de preferência ao vivo)
1 porção de torresmo
1 varanda (com rede, vô, avenca...)

Modo de preparar:
Em canequinhas colocar o conteúdo da garrafa. Distribua as canequinhas aos convidados e num gesto de deleite e respeito, faça um brinde, teça um comentário sobre a bebida e vire goela abaixo, estalando a língua logo em seguida. Pode também ser servida gelada ou com gelo.


Fonte : Revista Viola Caipira

Ressalva : Atualmente a dica para apreciar a bebida é esquecer o hábito de tomar num gole só -- como se fosse um remédio. "Assim não dá nem para sentir o gosto", diz Renato Figueiredo. Com o que concordamos inteiramente!

Um brinde à Cachaça!  

2 comentários :

  1. Sou do nordeste, aprecio uma boa caninha, mas sem nenhum bairrismo confesso que as cachaças mineiras são boas demais da conta... Sô! (como diz o mineiro).

    ResponderExcluir
  2. Sou do nordeste, aprecio uma boa caninha, mas sem nenhum bairrismo confesso que as cachaças mineiras são boas demais da conta... Sô! (como diz o mineiro).

    ResponderExcluir