terça-feira, 7 de junho de 2011

Como degustar a boa Cachaça

Quando fui convidado pela Cachaça é Presente para escrever aqui, fiquei pensando sobre o que escrever, se contaria algumas das muitas histórias de como surgiu a cachaça, ou como surgiu o coquetel que é febre nos E.U.A., a caipirinha, ou se criaria um coquetel.

Depois de muito pensar, resolvi seguir a linha de pensamento: “Se cachaça é presente, acho importante mostrar algumas possibilidades de consumo para tal presente.

1. Pura em temperatura ambiente: é o modo mais consumido no Brasil e no mundo, da garrafa direto no copo.

2. Pura extremamente gelada: é a forma que mais ganha adeptos, principalmente mulheres, que não sentem tanto o teor alcoólico da cachaça, quando divide o congelador com a Vodka.


3. On the rocks: em copo baixo, com 3 pedras de gelo, igual ao Whisky, mas com sabor bem brasileiro. 

4. Shot: com limão e sal, igual à Tequila (1º o Sal, depois Cachaça e por último Limão) é como muitos jovens se divertem nas casas noturnas. Por ser mais barato e porque somos brasileiros. 

5. Em Coquetéis: vá além da caipirinha, peça para o bartender um coquetel a base de Cachaça.

6. Com Água: entre uma dose e outra beba água, assim não sentirá tanto os efeitos de uma noite de degustações. 

7. Com Responsábilidade: é o modo mais correto de consumir seu presente, tudo é bonito e divertido se não colocar vidas em perigo.

Espero que tenham gostado, experimentem as possibilidades e comentem, tanto o que acharam e outras formas de degustar este presente bem brasileiro.

Rafael Rodrigues


_________________________________________________________________________

Rafael Rodrigues é bartender desde 2005, formado pelo Senac, aperfeiçoou-se no Training Course, oferecido pela I.B.A. em 2006. Trabalhou em famosos bares de São Paulo como o Barnaldo Lucrécia (no Paraíso) e, com renomados chefs de cozinha como o chef Chico (Cordel da Vila, na Vila Madalena) e chef Zé Maria Meira (Bom Café, no Bom Retiro), com eles desenvolveu as cartas de bebidas dos respectivos estabelecimentos. Em 2007 à convite da AREGALA Brasil, fez um workshop sobre coquetéis com xaropes na Equipotel, no mesmo ano começou a prestar serviços de Consultoria e Assessoria, criando cartas de bebidas, coquetéis, fichas técnicas e treinamento de equipes para bares e restaurantes. Em 2009 participou da Fistur como bartender do stand da ABRESI, onde fechou parceria com o SinHoRes-SP e hoje é o responsável por escrever apostilas e ministrar cursos para Escola João Dória Jr. Em 2010 fez workshops na Fistur e Equipotel, foi eleito Bartender/Revelação e atualmente é bartender do Diversità Bistro, colaborador do Drinquepedia e Consultor de Bares e Restaurantes. 


Agora também, colaborador no blog da Cachaça é Presente!
Rafael, seja bem vindo!

4 comentários :

  1. Oi!
    Amei as dicas, principalmente a número 7!
    Amei o Blog, ja estou seguindo e levei sei banner para meus blogs.
    Abraços
    Hope Subway
    http://hope-desejosdelirios.blogspot.com
    http://butecoduxule.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi de novo!
    Seu blog não está permitindo comentários de usuários do google ID... seria bom dar uma lhadinha, por isso postei como anonimo!
    E se me permite uma sugestão... coloque uma caixa de TRANSLATE no blog, existem muitos blogueiros de outros países que adorariam ler suas receitas!
    Beijos
    Hope Subway

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Hope Subway!
    Obrigado pelos elogios e pelas dicas.
    A configuração com o Google ID acredito esteja OK.
    Aceitamos sua sugestão para o Translator e adicionamos ao blog.
    Volte sempre!
    Abraços

    ResponderExcluir