sábado, 18 de junho de 2011

Festa Junina - Comidas e Bebidas



Comidas e Bebidas típicas


Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.


Colaboração : Geani Carla Di Benedetto


Foto : meudrink.com.br
Receita de Quentão Simples

Ingredientes:

Limão: 5 grandes com casca fina cortado em rodelas. Quando for comprar, pegue o limão e sinta a casca. Prefira os de casca mais lisa às porosas.

Laranjas pera: 2, cortadas em rodelas (são mais doces).

Cachaça: 1 litro. Pelo amor de Deus, usem uma de qualidade! Não precisa ser uma Brumado nem uma Benvinda, mas não me coloque 51 por favor! Isso vai te deixar com uma dor de cabeça e você vai reclamar no comentario.

Água: ½ litro. Se você preferir um quentão mais forte, coloque menos água. O contrário também funciona para um quentão mais fraco.

Canela em pau: Não use canela em pó! Não coloquei uma quantidade específica porque depende do gosto do freguês! Esmage a canela com as mãos.

Cravo: Assim como a canela, depende do gosto do freguês.

Gengibre: em lascas, descasque e corte lascas. Tem gente que não gosta, então cuidado na hora de servir. Tire as lascas da panela.
Açúcar: A quantidade vai depender do teor alcoólico da sua cachaça, entre outras coisas. Então faça o que todos os grandes cheffs fazem: PROVE!

Como Fazer:
Coloque a água numa panela, com a canela, o gengibre, o cravo e o açúcar.

Pausa para a dica: Se você quiser um quentão com uma cor diferente, coloque antes de tudo um pouco de açúcar na panela para queimar. Sem água, sem nada! Ele vai derreter e formar um caramelo. Depois adicione a água com cuidado para não espirrar e, o gengibre, a canela e o cravo.

Agora atenção! Não deixe a água ferver. Se você jogar o limão e a laranja na água fervendo o gosto ficará amargo. Desligue o fogo um pouco antes. Coloque as rodelas de limão e laranja e tampe a panela. Nesse momento você deve estar querendo jogar a cachaça na panela e sair pro abraço. Não faça isso! Espere de 3 a 5 minutos.

Vou explicar o porquê: Se você colocar a cachaça quando a mistura estiver muito quente, parte do álcool vai evaporar! Então espere um pouco antes de colocar esse líquido maravilhoso! Depois que esperar o tempo, misture tudo e sirva quente!

Dica @MeuDrink (via @Bernardoseabra): se precisar esquentar, coloque em fogo muito baixo e vá sentindo a temperatura, mais uma vez para não evaporar o álcool da cachaça!

Fonte : Blog Meu Drink

Aproveitem e apreciem com moderação... Gostou? Marque abaixo ... Obrigadoooo!

2 comentários :

  1. Gostei tenho uma festa, e vou indicar para o anfitrião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um ano depois ... rsrs...
      Muito obrigada por nos visitar!

      Excluir