domingo, 2 de outubro de 2011

Caipirinha


Aprenda a fazer uma ótima caipirinha neste vídeo e conheça a opinião deste barman Derivan de Souza, sobre um dos mais famosos drinks do mundo.

Receita da Cachaça é Presente
1 limão tahiti
1 colher de sobremesa de açúcar (ou a gosto)
2 doses de Cachaça artesanal prata (gelada no freezer) (*)
não adicione gelo, a menos que queira um drink mais suave.
Modo de fazer : Siga o mestre e suas dicas (vídeo).

(*) Cachaça não congela.

História da Caipirinha

A maioria dos artigos sobre o assunto, falam que o nome Caipirinha surgiu no interior paulista, onde os habitantes eram conhecidos como caipiras pelos habitantes da capital do estado. A cachaça abundante era consumida pura pelos homens, que quando doentes para não abandonar o hábito, acrescentavam limão e alho como uma receita caseira, já que a maioria dos elixires da época eram constituídos a base de álcool. Conta-se que a mistura não era nada agradável por causa do alho e que logo em seguida era comum comer açúcar para amenizar o gosto.
Com o decorrer do tempo, o drink teve o alho descartado da mistura e a composição cachaça, limão e açúcar predominou, o gelo passou a ser parte da receita devido ao nosso clima tropical.A caipirinha conquistou o país, passou a ser o nosso drink nacional, conhecido e apreciado internacionalmente. Para sua proteção foi criado um decreto¹ regularizando sua composição, que é imitada por vários destilados como: vodka, rum, saquê e outros, que não devem, especialmente pelos brasileiros, serem chamados de caipirinha.
Portanto, agora que você sabe, que a caipirinha tem história e que faz parte da nossa cultura, ajude a preservar e divulgar.

(¹) De acordo com o Decreto nº 6.871, de 2009:
§ 5º A bebida prevista no caput, com graduação alcoólica de quinze a trinta e seis por cento em volume, a vinte graus Celsius, elaborada com cachaça, limão e açúcar, poderá ser denominada de caipirinha (bebida típica do Brasil), facultada a adição de água para a padronização da graduação alcoólica e de aditivos.


Aprecie com moderação!
Cachaça é Presente

Post aberto a comentários.
Se você nos visitou, marque abaixo sua presença ... Obrigado!
[ ] Gostei [ ] Interessante [ ] Não Gostei

Nenhum comentário :

Postar um comentário