quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Manga caramelizada e flambada na Cachaça


A manga é uma fruta de clima tropical e seu período de safra vai de novembro a janeiro, então, vamos aproveitar!

Ingredientes:
2 mangas grandes
60 g de manteiga
açúcar
30 ml de cachaça (*)
suco de 2 laranjas
50 g de mel
3 gotas de baunilha
10 folhas de manjericão verde fresco
4 bolas de sorvete de baunilha


Modo de Preparar:
Corte as mangas em fatias e coloque em uma frigideira grande e quente com a manteiga. Assim que começar a cocção, acrescente um pouco de açúcar. Quando começar a caramelizar, flambe com a cachaça. Retire a manga e reserve. Na mesma frigideira, junte o suco de laranja, o mel, a baunilha e o manjericão e deixe reduzir. Quando engrossar levemente, volte as fatias de manga para a frigideira e aqueça.

Sirva com o sorvete.

Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento : 4 porções

Receita : Dicas e Receitas
Foto : Afrânio Restaurante

O Fruto


Da Ásia para o Brasil através dos portugueses, essa fruta suculenta é usada na alimentação das mais variadas formas: ao natural, em sucos, sorvetes, sobremesas, saladas, pratos finos e até exóticos.

A manga é muito rica em vitaminas A, C e complexos de B, e ainda contém muitos sais minerais, principalmente ferro.




Graças à alta quantidade de ferro que contém, a manga é indicada para tratamentos de anemia e é benéfica para as mulheres grávidas e em períodos de menstruação. Pessoas que sofrem de cãimbras, stress e problemas cardíacos, podem se beneficiar das altas concentrações de potássio e magnésio existentes que também auxiliam àqueles que sofrem de acidose. Também há relatos de que as mangas suavizam os intestinos, tornando mais fácil a digestão. 


Na Índia, onde a manga é a fruta nacional, acredita-se que as mangas estancam hemorragias, fortalecem o coração e trazem benefícios ao cérebro. É também utilizada para gengivas inflamadas (gengivites, feridas na boca e no canto dos lábios), úlceras de decúbito (escaras), úlceras varicosas.
O xarope de mel e manga é um ótimo expectorante, excelente para a cura de doenças das vias respiratórias. E o caroço da manga cozido é um ótimo vermífugo. Ótimo para combater a asma, anemia, diarréia, sarna e expectorante.

Aqui no Brasil, existem mais de quinhentos tipos de mangas, segundo o livro História da Alimentação no Brasil - Vol.2 de Luís da Câmara Cascudo.

Vejam algumas delas:
-Manga-coquinho
-Manga-aden
-Manga-rosa
-Manga-espada

-Manga-bourbon
-Manga-coração-de-boi.

Fonte : O poder das frutas

(*) A qualidade da Cachaça vai valorizar sua receita - ela não deve apresentar aroma ou gosto de álcool.

Nenhum comentário :

Postar um comentário