quinta-feira, 15 de março de 2012

Dia Mundial do Consumidor


Consumidor é toda pessoa física, jurídica e coletividade de pessoas, que adquirem ou utilizam produto(s) ou serviço(s) como destinatário final.

Este dia foi instituído nos Estado Unidos, depois da grande repercussão gerada em 1962  quando o então presidente John Kennedy, enviou uma mensagem ao Congresso sobre a necessidade de se proteger 
os interesses dos consumidores no país. 

No Brasil em 1987 foi fundado o IDEC - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e em 1989 foi instituída a Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-SP, culminando em 1990 na sanção da Lei 8.070, mais conhecida como Código de Defesa do Consumidor, que completou 21 anos no último dia 11 e foi um marco na história da defesa dos interesses dos consumidores. 

O Código de Defesa do Consumidor - CDC prevê a participação de diversos órgãos públicos e entidades privadas, bem como o incremento de vários institutos como instrumentos para a realização da Política de Consumo. Quis o Código que o esforço fosse nacional, integrando os mais diversos segmentos que têm contribuído para a evolução da defesa do consumidor no Brasil. O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - SNDC é a conjugação de esforços do Estado, nas diversas unidades da Federação, e da sociedade civil, para a implementação efetiva dos direitos do consumidor e para o respeito da pessoa humana na relação de consumo. 

Os Procons são órgãos estaduais e municipais de defesa do consumidor, criados, na forma da lei, especificamente para este fim, com competências, no âmbito de sua jurisdição, para exercitar as atividades contidas no CDC e no Decreto nº 2.181/97, visando garantir os direitos dos consumidores.  

Li em algum lugar e concordo que, ser consumidor ultrapassa o simples fato de comprar ou utilizar um serviço, significa também opinar sobre os produtos, fazer elogios e críticas que visem melhorar a qualidade dos produtos e serviços, além de alertar ou tranquilizar outros consumidores sobre os mesmos.

Participar faz diferença e a opinião dos consumidores pode levar uma empresa ao sucesso ou ao fracasso, conforme seu padrão de conduta e atendimento.


Parabéns consumidor pelos direitos e conquistas!

Obrigada por consumir nossos produtos e serviços!

Cachaça é Presente



Nenhum comentário :

Postar um comentário