quinta-feira, 13 de setembro de 2012

No dia da Cachaça ...


No Dia Nacional da Cachaça a idéia é tomar uma, certo?
Branquinha ou Envelhecida?
Gelada ou em temperatura ambiente?
A Cachaça é muito versátil, assim como o povo brasileiro, alguém discorda?

Nossa bebida tem vários aromas e sabores, originados da tradicional branquinha
que, sendo de boa qualidade deve ter o aroma da cana e em nada de álcool. 
Nas envelhecidas esses aromas e sabores provem de seu 
armazenamento e envelhecimento em barris de madeira e 
podemos dizer que ela é o único destilado no mundo, que pode passar por diversos tipos de madeira e combinações que a deixam ainda mais saborosa.

Vejam algumas das madeiras utilizadas além do tradicional carvalho, temos : amburana ou umburana, bálsamo, grápia, ariribá, jequitibá, jequitibá rosa, castanheira, castanha-do-pará, garapa, louro-canela, freijó, ipê, cabreúva e ... 
vamos lá, comente aqui, se conhece outras e qual sua opinião...

Atualmente podemos também apreciar a cachaça composta com várias frutas e ervas, o que faz com que o teor alcoólico diminua consideravelmente, sendo muito apreciadas pelas mulheres e pelas pessoas que gostam de uma bebida mais suave. Como exemplo temos as Cachaças de Paraty compostas com cravo e canela (a famosa Gabriela) e a caramelada (cravo, canela, melado e gengibre). Nesta classificação, encontramos por todo o país, as compostas com mel e limão, banana, abacaxi seco, pêssego, coco, cambuci e outras frutas, todas para serem degustadas de preferência bem geladas.

A Cachaça também pode ser consumida em forma de drinks e além da nossa tradicional e conhecida mundialmente Caipirinha (limão+açúcar+cachaça), podemos misturá-la com quase todas as frutas e com muitas outras bebidas. Podemos ainda usá-la para fazer deliciosos licores.

Você não bebe?
Certo, o que acha de usá-la na culinária?
Os destilados quando utilizados no preparo dos alimentos perdem seu teor alcoólico ficando apenas o aroma e sabor, deixando seus pratos com um sabor especial!

Clique aqui e escolha uma receita ou um drinque 
para comemorar o Dia da Cachaça!


Um brinde à Cachaça!


Para tomar uma ... clique aqui!

Nenhum comentário :

Postar um comentário