terça-feira, 18 de setembro de 2012

Ranking VIP das Cachaças Amarelas




Ranking VIP das Cachaças Amarelas

Na edição da Revista VIP deste mês, foi divulgado o Ranking das Cachaças Amarelas, também chamadas de Ouro ou envelhecidas.

As cachaças envelhecidas são aquelas em que pelo menos 50% do seu conteúdo esteve armazenado pelo menos por 1 ano em barris ou tonéis de madeira e estes devem ser menor ou até 700 litros. Isso quer dizer que, as cachaças podem ser formadas por um "blend" ou seja, misturas entre cachaças envelhecidas em madeiras diferentes, com tempos de maturação diferentes e também com cachaças que ficam armazenadas em tonéis com capacidade acima de 700 litros. 

Algumas cachaças envelhecidas recebem o título de premium ou extra-premium. As envelhecidas premium tem seu período de envelhecimento não inferior a 3 anos, seguindo a norma dos 50% do conteúdo e as extra-premium são aquelas que contém 100% de seu conteúdo envelhecido em barris de madeira com capacidade máxima de 700 litros, por um período não inferior a 3 anos.

A degustação das 11 amostras aconteceu no Restaurante Mocotó em São Paulo e foram escolhidas pelo especialista em cachaças Leandro Batista e o chef Rodrigo Oliveira do próprio restaurante, levando em conta diferentes regiões e madeiras.

O Ranking ficou assim :
1º - Weber Haus - Amburana - Orgânica - Rio Grande do Sul (veja aqui)
2º - Claudionor - Amburana - Minas Gerais (veja aqui)
3º - Canarinha - Bálsamo - Minas Gerais
4º - Reserva do Gerente - Castanha do Brasil - Espírito Santo (veja aqui)
5º - Rio do Engenho - Bálsamo, Amburana, Itiúba e Louro-canela - Bahia
6º - Domina Suave - Jatobá - Minas Gerais
7º - Mercedes - Pau-Brasil - Goiás
8º - Canabella - Castanheira, Jequitibá e Amburana - São Paulo
9º - Armazém Vieira Terra - Ariribá e Grápia - Santa Catarina (veja aqui)
10º - Maria Boa - Amarelo cetim - Rio Grade do Norte
11º - Nega Fulô - Ipê - Rio de Janeiro

Os jurados foram :
Carolina Oda - Sommelier de cerveja
Elvis Campello - Bartender e Professor do Senac
Ensei Neto - Engenheiro químico e especialista em café
Fernando Saraiva - Editor de arte da VIP
Gabriela Barreto - Blog Mapa da Cachaça
Leandro Batista - Sommelier de cachaça
Marcos Nogueira - Editor da VIP
Paulo Leite - Empório Sagarana
Renato Krausz - Redator-chefe da VIP
Ricardo Lombardi - Diretor de redação da VIP

Veja aqui o Ranking da Revista VIP de Cachaças Brancas 2011

Você pode comentar abaixo este ranking e até montar seu próprio ranking, participe!

2 comentários :

  1. Olá pessoal.

    Bom vamos lá, já a algum tempo venho sendo leitor desse maravilhoso site e o considero como o melhor nesta área. Tenho 49 anos e a mais de 20 aprecio degustar uma ótima cachaças, não me considero uma excelência, mais acredito ser um profundo conhecedor.
    A alguns anos quando a revista PlayBoy lançou seu primeiro ranking de cachaças, como eu já conhecia todas as listadas e algumas outras e não pude concordar totalmente com o mesmo, achei que faltaram algumas e outras não deveriam figurar na no ranking, não que essas cachaças não fossem boas, mais sabia da existência de outras muito melhores.
    O tempo foi passando e outros ranking além dos da Playboy foram surgindo e continuei não concordando totalmente com os mesmos, a presença de algumas e a falta de outras me levaram a tentar entender o que estava ocorrendo, será que meu paladar era tão diferente!! Não creditando que tivesse um paladar tão diferenciado resolvi tirar minhas dúvidas, todas as vezes que estava com amigos que apreciam essa maravilha, fiz um teste cego, onde colocava uma das cachaça que eu entendia que não deveria estar no ranking e uma outra que acreditava que deveria estar e para surpresa desses meus amigos e não minha, quase sempre o resultado era favorável a cachaça que eu havia escolhido.
    Neste momento foi que minhas dúvidas aumentaram, pois a diferença não estava em meu paladar pelos resultados que encontrei, em algum outro motivo, resolvi então analisar os ranking e descobri que as cachaças listadas nos ranking eram basicamente sempre as mesmas, mudava uma ou outra cachaça e sempre os nomes que apareciam eram só de cachaças mais conhecidas e não das melhores, porém depois de muito pensar eu descobri o motivo. Achei tudo isso muito estranho resolvi então verificar e em minhas analises acredito ter descoberto o motivo. O problema não estava nos degustadores que fizeram o ranking, mas na falta de conhecimento de um universo maior de nossa cachacinha amada, comecei a verificar nas matérias as indicações de onde beber as mesmas e resolvi visitar os bares e outras casa que eu ainda não conhecia e em todos esses lugares percebi que os cardápios são praticamente iguais, nada de novo ou diferente, alguns com 70, 80 cachaças em seu cardápio, outros 130, 150 mais sempre algo muito parecido.
    Por isso resolvi escrever esse longo texto para tentar colaborar com um futuro ranking, que mesmo que seja igual aos que já foram feitos, que tenham basicamente a mesmas cachaças, será mais realista, pois serão degustadas um universo muito maior cachaças, para que isso ocorra os degustadores deveriam frequentar casas que tenham um cardápio mais diversificado saindo da mesmice, algo mais extenso e que tenha cachaças de varrias áreas do pais, deixo como sugestão o maior cardápio que conheço que é o do Gogó da Ema na região do Morumbi em São Paulo, com mais de 900 rótulos diferentes e entre eles estão todas as citadas em todos os rankings.

    Cachaças que faltaram:

    - CORREINHA
    - SANTO GRAU SEX 18
    - PINISSILINA
    - SALINAS
    - 30 LUAS
    - REPUBLICANA
    - ALDEIA
    - VELHO PESCADOR

    Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo,

      Agradecemos os elogios, que muito nos animou em continuar nosso trabalho!
      Muito boa sua opinião, acredito mesmo que várias cachaças não tão conhecidas, embora muito boas, ficam de fora de alguns rankings.
      Algumas cachaças por você sugeridas já temos em nossa loja, as demais vamos procurar conhecer e incluir em nossa carta, que pretendemos ampliar sempre e com recomendações é bem mais fácil.
      Continue nos visitando e quando der nos faça uma visita!
      Abraços

      Marcos e Sandra
      Cachaça é Presente

      Excluir