domingo, 12 de janeiro de 2014

Parabéns, Belém!

Belém do Pará


Belém do Pará completa hoje 398 anos, Parabéns!
A cidade é 2ª mais populosa e também uma das melhores capitais da região Norte para se viver.
Localizada a 2146 km de Brasília, possui quase 1065 km² e é a 12ª cidade mais populosa do Brasil e a 177ª do mundo com 1.426.000 habitantes. 
A cidade cosmopolita e moderna, possui importantes monumentos, parques e museus com influências da imigração européia e atualmente, enfrenta um grande problema que é a desigualdade social e o pior de todos, a falta de saneamento básico.



Mercado Ver-o-peso

Localizada na região Amazônica, vem de lá uma bebida alcoólica mista, chamada popularmente de cachaça de jambu - na verdade de acordo com a legislação, que diz que, cachaça só pode ser chamada assim se for produzida a partir da cana de açúcar, ela não é uma cachaça.


Foto do facebook Cachaça de Jambu

Discussões à parte, o que mais causa polêmica é que o jambu, de nome científico Spilhantes acmella, ingrediente dos pratos típicos da culinária amazonense como o tacacá e o pato no tucupi, além da cachaça, possui uma substância de efeito anestésico chamado spilantol, que apesar de não ser produzida nos Estados Unidos e nem na Europa, em conjunto possuem 49 patentes para a substância. 
O jambu nasce aqui mas não é nosso!
Ainda bem que conseguimos ser os donos da cachaça!


Jambu


Voltando à cachaça de jambu... a danada, ao ser apreciada causa a sensação de dormência na boca - lábios, língua e céu da boca, com um gostinho salgadinho e refrescante. Quem já provou?
Fala pra gente se gostou nos comentários, queremos saber.

Aos belemenses, Parabéns pela linda cidade!

Nenhum comentário :

Postar um comentário